Bolo salgado de aveia recheado com beringelas e cottage cheese

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
fonte wikipédia




Eu não gosto muito de aveia, ou não gostava! Quando criança minha mãe meio que me obrigava a comer, (pelo bem da minha saúde penso eu, rs) acho que depois disso tinha uma certa repulsa, só em pensar em comer! Mas vi umas fotos de receitas com aveia, que me chamaram a atenção, então resolvi usa-la como ingrediente em uma receita de bolo salgado que tenho! Gostei muito, espero que apreciem também!

Bolo Salgado de aveia recheado com beringelas e cottage cheese

Ingredientes:
(usei xícara de 150 ml)

3 ovos
1 xícara (chá) de farinha de aveia
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
temperos a gosto (orégano, salsinha, manjericão, eu usei 1/2 colher (café) de ervas de Provença)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio de beringelas:

2 beringelas cortadas em cubinhos e deixadas com água e sal por 30 minutos
2 tomates picadinhos
2 pimentões verdes picadinhos
1 cebola picadinha
2 dentes de alhos amassados
1/4 xícara de vinagre de vinho branco
1/2 xícara de azeite
cheiro verde á gosto
azeitonas picadinhas
temperos á gosto
150g de cottage cheese

Modo de fazer:

Faça o recheio: Na panela de pressão, frite o alho e a cebola no azeite. Coloque todos os ingredientes mexa para misturá-los, tampe a panela e assim que pegar pressão, conte 5 minutos e desligue. Reserve.

Pré-aqueça o forno (180 graus), unte e enfarinhe uma forma retangular pequena, reserve!
Num refratário misture os ingredientes da massa, deixando o fermento por último, misture bem até a massa se tornar homogênea. Acrescente o fermento. Coloque metade da massa na fôrma, espalhe o recheio de beringelas, e por cima o cottage cheese, cubra com o restante da massa, nivele e leve ao forno para assar. Faça o teste do palito!

*Notas: Você pode variar o recheio a seu paladar. O recheio de beringelas também pode ser servido como acompanhamentos, e com pães e torradas!

14 comentários:

Eli disse...

Pode me mandar esse pratinho aí?! Delícia!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Natércia Ramalho disse...

Andreia obrigada pela visita no meu humilde tacho!Amei a sua receitinha.Um bjs...

Laurinha disse...

Manina!!!!!! Isto deve ter ficado bom demais!!!! Adorei a sugestão!

Adoro aveia! E berinjela! E bolo salgado! E...

Beijinhos

Mari disse...

Andréa querida, manda um pedacinho para mim? Ai menina que delicia... que pecado, bem na hora do meu almoço... rsrsrsrs... amei este bolinho salgado... aveia e beringela juntas? Nunca provei, mas deve ter dado super certo!
Beijos, linda.

Anônimo disse...

Oi Andreia, vim retribuir a visita, teu blog é show de bola, quanto capricho! Parabéns!!
beijos
Denise

Téia disse...

Lady querida, que idéia ótima, saudável e light, estes ingredientes muito me agradam. Hum...Já eu adoro aveia, ontem fiz um pão que ficou ótimo. Bj grande lindona.

Neyma disse...

OI querida Andrea,
De uma passadinha no Vó Mindoca, tem um carinho para vc.
Beijinhos

Valeria disse...

Andréa Obrigada pela visita lá no Papos !!!E vim conhecer teu cantinho .Menina ,que cozinha legal!!Cheio de coisa boa!!E você tb tá por aqui???!!!Beleza !!Vamos nos falando tá !!Bjs e ótimo findi!!PS::Adoreiii a torta !!

Unknown disse...

Ficou lindo amiga!
Minha mãe me obrigava comer arroz e não sou fã até hj hahaha
como bem quente, queimando o céu da boa e depois nem quero ver pintado de ouro.
Agora risotto é outra coisa, como eu amo, sou italiana que nasceu no pais errado, pq os meus bisavós não ficaram lá kkk
bjs

ameixa seca disse...

Olá!!
Estou a retribuir a visita :) Não conhecia este blog!
Desejo-te o maior sucesso (já li que estavas a ter problemas com a tua mais recente paixão, mas o blog está bem bonito) e espero que este blog dure por muitos anos :)
Eu gosto de aveia, de beringela e pimentão... não preciso dizer mais nada, né?
Bom fim de semana!

Unknown disse...

Olá Andrea,
Obrigada pela visita e simpático comentário.
Adorei seu blog e vou voltar!
Beijinhos e continuação de bom fim de semana,
Lia.

Anônimo disse...

Olá, Andrea.
conheci o seu blog hoje. Adorei este bolo salgado. Excelente ideia e aspecto fantástico. Muitos parabéns.
Também tenho um blog de culinária. Se quiser apareça por lá.
Um abraço.
Susana.

Andrea Dohashi disse...

Eliana, comcerteza se eu pudesse já estaria aí querida :).
Beijinhos.

Natércia, amei o seu blog e me visite sempre que yiver vontade.
beijos

Laurinha, ficou muito bom, agora sempre que puder vou usar aveia nas minhas receitas.
beijos

Mari, Bem que eu queria mandar mesmo... deu super certo, ficou muito saboroso!
beijos.

Denise, obrigada pela retribuição á visita,volte sempre!
beijos.

Téia querida, pão é? humm... vai postar essa receita né? rs
Beijinhos

Neyma,obrigadíssimo pelo carinho, amei, amei.
Beijos.

Oi Valéria, pois é, estou aqui também,espero sim falarmos mais vezes.
Beijão

Nana, nem me diga, passei anossem ao menos sentir o cheiro de aveia, mas agora até que estou mudando de opinião!
Beijinhos

Ameixinha obrigada pela visita, que bom que gostou da receita! Espero vê-la aqui mais vezes!
Beijos

Lia, obrigada por retribuir, volte sim, muitas vezes, rs
Beijos

Susana já fui lá!
beijos.

Agdah disse...

Menina, que legal!! Fiquei com água na boca...

Lady Kitchen Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino