Cupcake de buriti com cobertura ganache

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vocês poderiam me dizer que fruta seca é essa? Pois bem, essa foto é de polpa de buriti seca!
Fiquei na dúvida se deveria ou não postar a receita, pois sei que não é fácil achar esse ingrediente, eu mesma nunca havia visto, mas semana passada um dos meus chefes ganhou um pacotinho da fruta seca e não sabia o que fazer com ela, eu como vi uma repostagem no globo rural um domingo desses sobre o buriti, me interessei e comentando com ele, ele me ofereceu o pacote, e eu mais que rapidamente aceitei :)
Mas procurando no site do globo rural, percebi que eles não colocaram as receitas, e fiquei imaginando o que faria com ele, então resolvi triturar a fruta seca, e transformá-la em farinha, aí então me veio a idéia de um bolo, e então resolvi fazer uma receita básica de cupcake, sustituindo metade da farinha por farinha de buriti. O resultado foi muito bom, e se vocês se depararem com essa frutinha por aí, não hesitem e provem essa receita, vocês não se arrependerão, rs!




ingredientes:

1/2 xícara de (chá) de margarina sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
1 xícara(chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de farinha de buriti
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ganache:

250 gramas de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo:
Comece pelo ganache. Leve ao microondas o chocolate picado na potencia alta por 1 minuto, mexendo na metade do tempo, acrescente o creme de leite e o conhaque, misture bem para dissolver todo chocolate. Reserve.
Na batedeira, bata a margarina e o açúcar, bata por aproximadamente 10 minutos, até formar um creme bem homogêneo, acrescente a baunilha, e os ovos um por um, batendo bem a cada adição, acrescente o iogurte e bata mais um pouco. Em outra tigela, peneire a farinha de trigo, a farinha de buriti e o fermento. Desligue a batedeira e misture as farinhas, misturando delicadamente. Coloque porções da massa, em forminhas de papel ou em forminhas individuais untadas e enfarinhadas, não encha muito as forminhas para que ao assarem os cupcakes, eles não transbordem. Leve para assar em forno préaquecido (180graus) ate dourarem ou faça o teste do palito. Espere esfriar sobre uma gradinha, e aplique a cobertura de ganache.


18 comentários:

Carolina Andrade disse...

Oi Andréa. Vc sabe que tenho muita vontade de provar esses frutos amazônicos, mas realmente são muito difíceis de se achar. Beijo grande e boa semana.

Gina disse...

Andrea, ando numa fase de cupcakes, mas não sei se acho buriti por aqui. De qualquer jeito, novidades sempre valem a pena.
Bjs.

Unknown disse...

Hummmmm.... Eu quero, eu quero....

Nunca experimentei buriti. Tem sabor forte ou não? Vou procurar por aqui e depois digo o que achei.


Grande beijo

Glau disse...

Minha lady, mas tu tá muito chique fazendo cupcakes de buriti!

Acho que no DF vai ser mais tranquilo achar esta frutinha... quanta diversidade tem no Brasil... fico impressionada!

um beijão pra vc
glau

Carla Duclos disse...

Oi Andrea,

Descobri seu blog através do Quixe de Macaxeira. Vi seu comentário sobre o bolo de banana e aveia e queria te dizer que fiquei muito feliz em saber que deu certo, uma vez que a Luna preparou a receita que publiquei originalmente em meu blog. É muito bom ver uma receita que preparamos se espalhando e fazendo sucesso em outras cozinhas. :)

Além disso, tive a alegria de descobrir o seu blog, recheado de delícias!

Abraço,

Iliane disse...

amiga..quelindos ficaram..acho que deve ter um sabor maravilhoso..onde você compra buriti?alias..você mora em Sampa?se mora consegue aonde?menina..amei..ficaram lindos..você é que anda sumida né?bjus..

Sarah disse...

Andrea, que diferente! Sabe, eu amooooooooo buriti! Qq coisa que é feita com ele!

Esses cupcakes estão lindos! Me interesse em fazer! Aqui em Brasília tem buriti em td canto! Inclusive trabalhem frente a Praça do Buriti! Linda!

Como é essa farinha de buriti?!

Bjos

ameixa seca disse...

Tive que ir ver o que é buriti :) Não conhecia este fruto. Claro que não encontro por cá, mas ficou com uma bela cor o cupcake :)

Tânia disse...

Ah, eu vi essa reportagem e fiquei encantada com o Buriti!
Mas ainda não vi em nenhum lugar à venda!
Seu cupcake ficou lindão!!!
Beijinhos

Verena disse...

Andréa, que diferente! Nunca experimentei buriti! Deve ter ficado bem interessante! Adoro esse tipo de novidade! Parabéns, ficou lindo!
Beijos!

Cris disse...

Nossa Andrea, tem um japones fã de seu blog :-) Então, esta sua fase de cupcakes está otima, estou adorando as novidades. Obrigada pelo carinho nos 3 anos do blog... beijinhos!

Raquel disse...

nhaaaaami...fazia tanto tempo q vc n postava...jah estava com saudades das receitas...bjim

Andrea disse...

Ola... Obrigada pelo carinho....

Vou tentar fazerr....hummm to a comer com os olhos.

Beijo

sabores disse...

Gostei muito da receita... Até porque meu pai é apaixonado por Buriti e aqui é muito fácil encontrar os produtos deste fruto... Polpa congelada, farinha, o doce de buriti...
Com certeza irei fazer...
Beijos

Priscila Beneducci disse...

Vc do outro lado mundo decorando Cupcake com Buriti, eu ai em MG e nunca comi... Quantas delicias, muffins sobremesa de maracujá (ai que pecado), chuchu chiquetoso, bolo de atum, pãozinho no capricho... Beijao da Pri

Anônimo disse...

Que sabores originais e criativos de cupcakes, parabéns! Adorei!
bj
Paula

Nana disse...

Oi amiga, que saudades, como está a vida?!
Que legal seu chefe de dar um cadinho, deve ser bom demais.
Mil beijos amiga

Marcia Rosa disse...

Andréa, buriti me lembra um creme cheiroso de passar no corpo! inusitado esta receita, mas é legal saber que o fruto é bom de se comer!
Dez para criatividade!
bjs

Lady Kitchen Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino